O manejo básico dos ovinos, com foco nas instalações e outros aspectos relacionados à atividade, foi apresentado ao público visitante do Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, na parcela da pecuária familiar.
No local, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Bruno Flores, ressaltou sobre as aptidões das raças, corte ou lã, e demonstrou instalações adaptadas para o agricultor familiar na pequena propriedade, de forma que uma ou duas pessoas consigam fazer o manejo de maneira correta, sem estresse para o animal e o produtor.
“A gente também tenta incentivar a consorciação pecuária e floresta, que além de sombreamento para os animais, possibilita a exploração da madeira ou das frutas, como no caso da nogueira, para ter uma rentabilidade maior no futuro”, afirmou Flores durante evento.
A Emater/RS-Ascar ainda disponibilizou aos produtores de ovinos um calendário anual de manejo, com sugestões de épocas para eles fazerem o planejamento da seleção dos animais antes de encarneirar, limpeza pré-parto, nascimento dos cordeiros, castração, descola, desmame dos cordeiros, aparamento dos cascos ou controle de verminoses. Além do manejo das pastagens, como o melhoramento do campo nativo, manejo sanitário, verminose e outros tipos de problemas, também são esclarecidos nesta parcela.