ENCONTRO INTERNACIONAL
Mapa e o presidente da COP-26 estudam ações de sustentabilidade para o agro
O evento aconteceu na última terça-feira em Brasília com diversos representantes do setor
O presidente da COP-26, Alok Sharma, nesta terça-feira, 29, participou em Brasília de um evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre os avanços do agronegócio brasileiro, com foco na sustentabilidade, e buscou iniciativas para promover a causa.
Segundo Sharma, é importante que o Brasil defina estratégias de longo prazo para a implementação das metas. “O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Chegar à emissão zero até o ano 2050 vai exigir uma estratégia de longo prazo e estamos comprometidos para continuar colaborando com o Brasil”, disse. Ele também destacou que a meta vai trazer, além de um benefício ambiental enorme, oportunidades econômicas para os produtores rurais.
No ano passado, Sharma visitou a Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, onde conheceu de perto a vitrine de experimentos com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e outras iniciativas de contribuição da agricultura brasileira para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como o Plano ABC.
O secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes, reitera o compromisso do governo, feito durante a COP-26 em novembro do ano passado, de reduzir as emissões de metano. “Estamos definitivamente empenhados na descarbonização das cadeias produtivas, sempre a partir de uma ótica que contemple tanto atividades de mitigação quanto de adaptação aos impactos da mudança do clima”, afirma.
Montes também destacou o potencial de cooperação entre Brasil e Reino Unido para a redução de emissões no setor agropecuário. A embaixadora Melanie Hopkins, encarregada de negócios da embaixada do Reino Unido em Brasília, ressaltou a intenção do país em avançar na parceria com o Brasil em projetos de sustentabilidade, como o Plano ABC. “Somos um país que tem um olhar para o futuro e acreditamos no potencial atual e futuro da agricultura brasileira. Achamos que o ABC é um modelo para o mundo”.
Também participaram do evento o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Márcio Rojas, e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço.