CARNE BOVINA

Mercado espera retomada das exportações para a China a partir de 28 de março

Período será marcado pela viagem do presidente Lula ao país asiático; embarques estão suspensos desde o caso do mal da vaca louca no Pará

Por Beatriz Gunther e Anderson Scardoelli

Na noite de terça-feira (7), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que as conversas para se retomar as exportações de carne bovina para a China estão em “fase final”. Para o mercado, contudo, essa fase deve durar mais 20 dias.

+ Mal da vaca louca: Brasil segue com ‘risco insignificante’ para a doença

Consultora de mercado da Agrifatto, Laura Rezende acredita que os embarques da proteína para o país asiático serão reiniciados somente a partir de 28 de março. O período, a saber, deve sincronizar com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que Lula deverá ir à China na última semana deste mês. As datas exatas referentes à viagem, entretanto, não foram confirmadas por enquanto pelo Itamaraty. Os dias serão anunciados “oportunamente”, afirmou a pasta.

Suspensão da exportação de carne bovina

Foto: reprodução

As exportações de carne bovina para a China estão suspensas desde 22 de fevereiro, quando um caso de “mal da vaca louca” foi notificado em uma pequena fazenda no município de Marabá, no sudeste do Pará. Protocolo entre brasileiros e chineses determina o embargo em situações como essa.

Com a constatação, a partir de análise de laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), de que o caso paraense era “atipíco” — ou seja, que não representa risco de contaminação para rebanhos e nem para os seres humanos —, a expectativa é de que as exportações sejam retomadas o quanto antes.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também