O governo de Santa Catarina e o setor produtivo debatem a ampliação da produção local de milho, já que o estado é um grande consumidor do cereal e só produz metade do que necessita. Na quinta-feira, o secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, se reuniu com técnicos e lideranças da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, em Jacinto Machado, para discutir a questão.
“O milho é um dos motores de nossa economia. Toda a nossa cadeia produtiva de carnes e leite depende do fornecimento do grão. Se houver espaço para avançar na produção de milho no sul do estado, a Secretaria da Agricultura tem muito interesse em construir uma ação conjunta com os produtores”, afirmou Silva.
Para o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, o desafio será encontrar uma solução para as terras que ficam vazias no inverno na região. “Cabe a nós pensarmos juntos para diminuir nossa dependência de milho de outros estados”, disse Zanatta.
“O sul de Santa Catarina é referência nacional na produção de arroz e queremos agregar esse conhecimento também para a produção de milho”, acrescentou o secretário adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto.