Morre Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos
Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro, ele estava em seu quarto mandato à frente da empresa
Por Canal Rural
COMPARTILHE NO WHATSAPP
Faleceu às 4h23 horas deste domingo, 18, em Chapecó (SC), aos 80 anos de idade, o empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, um dos maiores conglomerados agroindustriais do setor de carne do Brasil
Foto: divulgação
Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro, Lanznaster enfrentava problemas de saúde desde 2018, em razão de um tumor no fígado. Ele trabalhou normalmente até o último dia 11 de outubro, quando foi internado para assistência médico-hospitalar.
Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.
Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Foi suinocultor por 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984,
Era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.
Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu.
Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência da empresa.
Homenagem
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina homenageou o dirigente da Aurora em seu perfil no Twitter, repostando uma publicação da empresa. Ela se referiu a Lanznaster como “amigo e grande líder do setor”.
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do presidente da cooperativa @AuroraAlimentos. Além de amigo, foi um grande líder do setor. Meus sentimentos a todos os familiares e colegas. Estará para sempre em nossos corações! https://t.co/6ULBmW8KQP
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, lamentou em vídeo o falecimento de Lanznaster, que era membro do conselho consultivo da entidade.
“Hoje é um dia triste para a ABPA, para o agronegócio e para o cooperativismo, principalmente. Uma figura amiga, líder dedicadotrablahador, exemplo para todos nós, com ideiais valorizando a pessoa do campo e que deixa um legao muito importante para todos nós. Mário Lanznaster cumpriu com muita galhardia, com muita honradez a sua missão”, disse o executivo.
Confira o vídeo na íntegra:
José Antônio Ribas Junior, presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), e Irani Pamplona Peters, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e da Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (Aindaccadesc) afirmaram em nota que “Lanznaster foi e será sempre uma referência no agronegócio”.
“Perde a família Lanznaster, perde a família Aurora, perde o agronegócio, perde Santa Catarina e perde o Brasil”, disseram.