Um novo recorde foi estabelecido na pecuária nacional. Durante o leilão da fazenda Valônia, a vaca Íris-8 FIV foi arrematada por R$ 3,18 milhões, o maior valor desembolsado para animais da raça nelore em 2020. O leilão aconteceu no último sábado, 28, na cidade de Lins (SP), com transmissão pelo Canal Rural e Lance Rural.
- Nelore do tio ‘pula cerca’ e fecunda vacas jersey do sobrinho; dono do touro pagará indenização
- Com 80 mil filhos, touro reprodutor recordista da raça nelore se aposenta
O animal foi arrematado pela fazenda Pecuária São Jorge, de Uberaba (MG). Segundo Henrique Rossignolli, gerente de pecuária da São Jorge, o interesse no animal surgiu por ela sempre ser citada entre criadores como um dos melhores animais da atualidade, tanto em funcionalidade e fertilidade.
“Os animais nascidos a partir da Íris também foram decisivos para o investimento, pois são animais com grande potencial de futuros campeões nacionais”, comenta. Segundo Rossignolli, o projeto da São Jorge é fazer um trabalho com os filhos da Íris-8 na produção de animais com alta superioridade genética, além de realizar venda de prenhezes e produtos para os grandes criatórios nacionais e internacionais.