O projeto da Nova Ferroeste que prevê ligar Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá tem capacidade potencial de carga estimado em 40 milhões de toneladas para exportação, sendo 18 milhões no Estado. O número é resultado do estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (Evetea), apresentado nesta quarta-feira, 16, ao Governo do Mato Grosso do Sul, Paraná e Ministério da Agricultura e Pecuária.
A próxima etapa do projeto será a contratação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que é a pesquisa que viabiliza ou não a implantação de um empreendimento próximo de áreas preservadas. Em janeiro começam as reuniões técnicas para definir o traçado da rota entre Cascavel até Foz do Iguaçu e até Maracaju.
Com o avanço do projeto, a previsão é que ele vá para leilão na B3 em novembro de 2021. A empresa que arrematar terá o estudo de viabilidade e licenciamento ambiental prontos, com obrigação de construir os dois ramais.