A Embrapa iniciou, nesta quarta-feira (19/11), tratativas com o Council on Dairy Cattle Breeding (CDCB), referência mundial em avaliação genética de raças leiteiras, para estruturar uma cooperação internacional dedicada ao melhoramento genético de gado mestiço. O objetivo é desenvolver metodologias de avaliação genômica específicas para animais de raças sintéticas e diferentes tipos de cruzamento.

FOTO: Divulgação l Embrapa
A proposta da parceria é integrar dados e conhecimentos das duas realidades produtivas.
Enquanto os Estados Unidos possuem grande volume de bovinos resultantes do cruzamento Holandês × Jersey, o Brasil se destaca pelo avanço do Holandês × Gir, que fundamenta o desenvolvimento do gado Girolando.
Na última semana, o pesquisador do CDCB, John Cole, visitou a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG), para discutir bases técnicas do acordo com os pesquisadores Marcos Vinicius G. B. da Silva, João Cláudio Panetto, Marco Antonio Machado e Marta Fonseca Martins.
Segundo Marcos Vinicius, a integração de dados será essencial para validar novas metodologias.
“A ideia é reunirmos informações de ambos os países para formar uma massa robusta e testar modelos de avaliação genética e genômica”, explicou.