O preço da carne bovina atingiu o maior valor da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A cotação da carcaça bovina, com os cortes traseiro, dianteiro e ponta de agulha, no atacado em São Paulo, chegou a R$ 17 o quilo. Dessa forma, acumula uma alta de mais de 18% em 2020.
O consultor do Itaú BBA, César de Castro, considera como surpreendente o desempenho dos preços da carne e que isso está impulsionando a arroba do boi. “Acho que a grande surpresa é a carne sim, ela está muito firme e ela que empurra o boi. É claro que temos as exportações para a China, mas a maior parte da produção fica no mercado doméstico. E se a carne não estivesse subindo, o boi não teria como ir no mesmo passo”, analisa.
- Boi: arroba tem nova alta e preços da carne sobem no atacado
- Boi gordo está mais valorizado na região Centro-Oeste, avalia Safras
O auxílio emergencial pago pelo Governo Federal é um dos principais fatores a sustentar a alta da carcaça bovina, de acordo com Castro. “Nunca vimos preços tão elevados de carne em termos reais. E esse ano tem um componente adicional, que eu pessoalmente acho que é bem relevante, que é o auxílio emergencial. Está ajudando bastante o consumo de todos alimentos, entre eles, a carne. Temos um anabolizante no consumo, que é este efeito”, afirma.