Após duas edições virtuais, a 15ª ExpoGenética abrirá os portões para o público entre os dias 20 e 28 de agosto, em Uberaba (MG). Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a maior feira de genética zebuína do mundo contará com leilões, workshops, avaliações de touros e uma série de palestras. Entre as novidades deste ano está a entrega do Prêmio “Criadores de Eficiência”, que reconhecerá os pecuaristas que mais avaliaram fenótipos para a eficiência alimentar desde 2012, nesta terça-feira (23), às 10h.
A premiação é realizada pela Intergado, empresa de gestão da informação especializada em soluções de pecuária de precisão e detentora da tecnologia patenteada Intergado Efficiency, solução responsável pela realização de 96% das provas de eficiência alimentar no Brasil. As provas têm como objetivo selecionar, em um rebanho de contemporâneos, animais de alto potencial genético que sejam mais eficientes na utilização de alimentos e, portanto, mais baratos de manter e de produzir. Outro importante benefício desta característica genética está diretamente ligado às metas de redução de emissão de gases de efeito estufa assumidas pelo Brasil na COP26. Animais eficientes comem menos e emitem menos metano. Ou seja, com animais eficientes no sistema produtivo, o mesmo volume de alimentos é capaz de atender um número maior de animais. A sustentabilidade econômica e ambiental da cadeia produtiva começa na genética do animal, por isso, o prêmio veio para reconhecer o empenho dos criadores em oferecer ao mercado animais de alto desempenho e mais eficientes. A troca do rebanho comum por um rebanho mais eficiente já é uma realidade e, dado o aumento de mais de 1.200% nas avaliações de eficiência alimentar nos últimos 10 anos, deve crescer significativamente nos próximos anos.
“Nós acreditamos no potencial da eficiência alimentar para a sustentabilidade de toda a cadeia da pecuária, porque ela vai ao encontro à necessidade do mercado produtor por alta produtividade e baixo custo. Por isso, nos dedicamos a difundir a característica no Brasil e no mundo, além de oferecer aos criadores tecnologia de ponta mais acessível. Isso permitiu que mais entidades e criadores adotassem a eficiência alimentar na seleção genética do rebanho. Depois de 10 anos de muito trabalho das entidades, programas de melhoramento e dos criadores, 2022 representa um marco no qual já foram testadas duas gerações de animais no Brasil, ampliando o acesso da pecuária comercial ao sêmen e a animais que carregam esta característica genética. A ideia do prêmio é, justamente, comemorar este marco e validar o impacto presente e futuro do trabalho dos melhoristas”, explica Marcelo Ribas, fundador da Intergado e vice-presidente da GA + Intergado.