O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sergio Souza (MDB-PR) encaminhou nesta terça-feira, 2, um ofício para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando a prorrogação, por 10 dias, dos períodos de semeadura do milho segunda safra.
Plantio do milho segunda safra em MT avança bem em uma semana
Milho plantado fora da janela ideal pode ficar sem seguro, alerta Aprosoja
De acordo com o parlamentar, a falta de chuva nas regiões produtoras entre setembro e outubro provocou muitos prejuízos aos produtores e a soja teve que ser semeada tardiamente. “Outros trabalhadores precisaram replantar suas lavouras em função da não germinação ou germinação irregular, causadas pela seca. A colheita tardia da soja e o atraso considerável na semeadura de milho segunda safra é um problema latente. O campo fica à mercê das mudanças climáticas repentinas, e precisamos tomar medidas para amenizar os impactos negativos causados por fenômenos aos quais os trabalhadores ficam ‘reféns’”, defendeu o presidente da FPA
No documento encaminhado à ministra, Souza acrescenta que a redução do plantio do milho 2ª safra poderá trazer sérios impactos a toda a cadeia do Agronegócio, com risco de desabastecimento ao mercado de frangos, peixes, leite e suínos, por exemplo.