O Brasil encerra 2025 com um dos avanços mais relevantes da história da defesa agropecuária e consolida sua posição como referência mundial em sanidade animal. O marco foi oficializado nesta quarta-feira (17/12), com a divulgação do balanço do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que destacou o reconhecimento internacional do país como livre de febre aftosa sem vacinação, um passo decisivo para a pecuária nacional.

FOTO: Agrodefesa l Divulgação
O certificado foi concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e é resultado de mais de seis décadas de trabalho contínuo e coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa). Na prática, o novo status sanitário coloca o Brasil em um patamar mais elevado de excelência, ampliando o acesso da produção pecuária a mercados internacionais mais exigentes e fortalecendo a confiança no sistema sanitário brasileiro.
“Esse avanço fortalece a credibilidade do sistema sanitário brasileiro, amplia oportunidades comerciais e gera ganhos diretos de competitividade para o setor produtivo”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.