A Seara, empresa mantida pela JBS, anunciou nesta semana uma nova linha de frango empanado, com intenções de expandir o mercado de empanados no Brasil. Segundo a diretora-executiva de negócios de alimentos preparados da empresa, Gabriela Pontin, a linha deve ser integralmente produzida na nova fábrica de Rolândia (PR), na qual foi injetado R$ 1 bilhão dos R$ 8 bilhões do plano de investimentos anunciado pela marca no final de 2019.
+ Ligados & Integrados: confira as últimas notícias sobre aves e suínos
Segundo a companhia, esse é o maior lançamento da história da Seara. “Hoje temos 33% de penetração nos lares brasileiros com os empanados. A gente quer expandir o mercado, o share vai ser consequência”, explicou a Gabriela. A marca acredita que embora representem um terço do mercado de empanados, o consumo desses alimentos é tradicional no Brasil e tem amplo potencial de crescimento quando comparado às taxas de penetração em mercados no exterior. Para se ter uma ideia, esse índice sobe para 54% nos Estados Unidos e 66% no Reino Unido.
Além do grande potencial de ampliação do consumo, o segmento de empanados registra expansão no curto prazo, crescendo, em média, a uma taxa anual de 7,4% nos últimos anos, porque os consumidores estão tendendo a cozinharem mais dentro dos seus lares. Levantamento recente da Kantar, mostra que o empanamento de alimentos em casa aumentou 46% de 2021 para 2022.