A 5ª edição da EXPOMEAT, realizada no Distrito Anhembi, de 24 a 26 de setembro, organizada pela Proma Feiras e Rofer Eventos, consolidou-se como um dos principais eventos para o setor de processamento de proteína animal e vegetal. Com mais de 180 expositores, 300 marcas de 34 países e 6 mil compradores visitantes (*), a feira apresentou as últimas tendências e inovações tecnológicas. “A cada nova edição a Expomeat registra, em média, crescimento de 40%”, comemora Maria Antonia Siqueira Ferreira, diretora da feira.
O evento contou com atrações como o SavCarne e a FIRA, além de debates sobre sustentabilidade e reciclagem animal. A Expomeat também premiou os principais nomes da indústria frigorífica com o Prêmio Carne Forte, destacando-se por seu formato híbrido, alcançando um público global. Na oportunidade, a ABIAM — Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos demonstrou aos profissionais do setor que o mercado de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, está em crescente expansão.
A feira reuniu toda a cadeia produtiva de insumos, máquinas, equipamentos e acessórios para processamento de proteína. Ou seja: máquinas para embalagens e processamento de subprodutos; refrigeração, automação, logística, rastreabilidade, sustentabilidade, tratamento de efluentes, higienização, geração de energia, entre outras soluções. Por exemplo, a chegada da multinacional FreezeTeq, de origem dinamarquesa, que lançou seus espaçadores de fluxo de ar, que melhoraram o processo de congelamento de alimentos e, assim, reduzem o uso e os custos de energia.