O pecuarista Benedito Pereira, que tem propriedade em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, contou que está na atividade de cria, comercializando bezerros desmamados. Ele quer encontrar um cruzamento industrial que encaixe bem no seu sistema de produção e perguntou ao zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, se é uma boa opção cruzar touro Nelore com vacas Brahman PO.
Em seu atendimento ao criador, Abreu reforçou que o objetivo deve ser produzir bezerros pesados para ganhar mais na comercialização do gado magro.
“Muito interessante a sua questão. O cruzamento industrial de Zebu com Zebu é também muito utilizado porque você tem um pouco de heterose. A raça Brahman é uma raça que foi desenvolvida com foco muito grande nas DEPs de crescimento, fortemente em características de crescimento. Além de peso à desmama, peso ao ano e sobreano, são animais de uma carcaça muito moderna também. E o cruzamento com o Nelore traz atributos de precocidade sexual, melhora a habilidade materna e também é salutar. Pode ser feito”, aprovou o zootecnista.
+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro