Os uruguaios vêm fazendo bonito nas pistas do Freio de Ouro, com grandes desempenhos nas provas. No último ano, Colibri Matrero, que já havia vencido a prova da FICCC em 2018, foi o grande vencedor entre os machos. Por isso, a expectativa para a classificatória uruguaia, que se realiza neste final de semana na cidade de Salto, no norte do país vizinho, é grande para conhecer novos finalistas para a modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Ao total, participam da seletiva 26 animais, sendo 18 fêmeas e oito machos. O presidente da Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai (SCCCU), Diego de Brum, lembra que pelo segundo ano o município do interior uruguaio recebe a prova do Freio de Ouro no país. Salienta também as condições e a estrutura da pista da associação agropecuária local, o que dará condições de uma classificação de alta qualidade.
O dirigente reforça também a importância da modalidade para os criadores uruguaios. “Sabemos da importância do Freio de Ouro para as cabanhas uruguaias que querem buscar a classificação. No ano passado os animais classificados tiveram uma excelente atuação na final. É importante para a entidade fazer todo o possível e ter excelentes participações, por isso procuramos dar condições para que os animais tenham uma excelente classificatória”, destaca.