O criador José Luiz Bernardes, de Maringá, no estado do Paraná, quer saber a opinião de um especialista sobre o uso de sêmen Angus em vacas F1 Bonsmara x Nelore.
Para oferecer uma perspectiva sobre sua escolha, o Giro do Boi Responde nesta quinta, dia 08, acionou Alexandre Zadra, zootecnista, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
“Ao usar touros Bonsmara na vaca Nelore, você fará um animal que é um pouco mais adaptado que o meio-sangue – ele vai ficar com sangue em torno de 67 a 69% de adaptabilidade”, analisou o especialista.
“Sobre essa matriz F1, se você jogar Angus, você fará um animal que é como se fosse um Brangus, um Braford ou um Canchim, com esse tipo de metabolismo. Se você tiver um sistema de alimentação caprichado pós-desmama e você quiser fazer um cruzamento terminal, será ótimo, vá em frente. Você pode usar o Angus sobre essa matriz meio-sangue Bonsmara x Nelore. Você vai fazer um animal com um pouco de pelo, mas é um tricross de muita qualidade. Então precisa ter capricho”, salientou Zadra.