Zebuzeiro que é zebuzeiro mal consegue dormir quando a ExpoZebu se aproxima. Na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), há uma mistura de ansiedade e expectativa. E não é para menos! A maior feira da pecuária zebuína do mundo só acontece uma vez por ano.
É quando os olhares estão voltados para o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a capital mundial do Zebu. É quando a pista de julgamentos das raças zebuínas, não em vão, chamada de ‘Maracanã do Zebu’, recebe animais minuciosamente selecionados nos criatórios mais consagrados do país, em termos de melhoramento genético. É a oportunidade mais esperada por criadores e tratadores para mostrarem o trabalho desenvolvido arduamente no dia a dia.
Quem já viveu todos estes momentos e sensações é Edivaldo Ribeiro, de 55 anos. Hoje, como comerciante independente de gado, ele vive a contagiante espera por bons negócios na 88ª ExpoZebu. “Estar dentro do Parque Fernando Costa durante a ExpoZebu, com os animais que trabalhamos ao longo do ano, é nossa maior gratificação”.