DICAS DE ESPECIALISTA

É possível economizar sem reduzir a produção na pecuária?

Gustavo Pansani, gestor de pecuária, compartilha estratégias que permitem economizar na gestão da fazenda sem impactar a produção

Por Nádia Martins
29 de abril de 2024 às 12h00

Economizar sem reduzir a produção está no cerne das estratégias modernas de gestão, onde a tecnologia, a inovação e a melhoria contínua desempenham papéis fundamentais para a saúde financeira do negócio. A implementação de práticas de gestão avançada e tecnologias que promovam a automação são decisões que se destacam no mercado e pavimentam o caminho para um futuro mais sustentável e lucrativo.

Segundo o gestor de pecuária, Gustavo Pansani, no mais recente Dicas de Especialista, veiculado pelo Canal do Criador, é possível aumentar a lucratividade sem sacrificar a qualidade ou quantidade da produção.

Pansani explica a importância de uma gestão profissional como um primeiro passo crucial. Implementando um programa rigoroso de gestão, baseado na metodologia do Instituto Inttegra, sua equipe dedicou um ano inteiro apenas para coletar dados e entender profundamente as operações da fazenda. Esse processo permitiu identificar onde exatamente os gastos poderiam ser otimizados sem prejudicar a produção.

Foco em nutrição e ajustes Estratégicos

Através da coleta de dados identificou-se que a nutrição representava cerca de 40% do total de gastos da fazenda, destacando-se como uma área chave para redução de custos. A análise detalhada revelou que a dieta do gado não necessitava ser constante ao longo do ano. Introduzindo ajustes sazonais, especialmente no período das águas, foi possível substituir o uso contínuo de proteinado por sal aditivado, o que reduziu drasticamente os custos com nutrição de R$120 por cabeça por mês para apenas R$15 no período das águas.

No vídeo a seguir, confira os resultados que esse ajuste gerou na fazenda; 

 

O ajuste resultou em uma diminuição de 87% nos gastos com nutrição durante o período das águas, mantendo quase o mesmo ganho médio diário (GMD) do gado. Essa economia significativa permitiu à fazenda realocar recursos financeiros para períodos mais críticos, como a estação seca, quando a pastagem perde qualidade e o gado demanda uma nutrição mais intensa. Ao longo de todo o ano, a economia alcançada com estas mudanças ultrapassou 50% dos custos com nutrição.

Para mais dicas e informações, acompanhe a programação do Canal do Criador através da SKY, NET e CLARO TV, VIVO.