Você sabe o que significa o conceito “diferencial de base” no mercado do boi gordo? O engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria, Alcides Torres, esclareceu o termo no boletim “De Olho no Mercado”, no Canal do Criador.
Segundo Torres, o termo refere-se à diferença de preço entre a cotação do boi gordo em São Paulo e as cotações praticadas em outras praças peculiares do Brasil. Esse diferencial é crucial para operações na B3, como operações de seguro e hedge.
Dependendo da praça, o diferencial de base pode variar de 5 a 10%. Em algumas praças, como no Rio de Janeiro e Dourados (MS), o diferencial de base chegou a zero no final de outubro, diminuindo pouca ou nenhuma diferença de preço em comparação com São Paulo.
O analista de mercado destaca que atualmente o mercado do boi gordo está em um período de equilíbrio e estabilidade de preço. No pré-feriado de Finados, a cotação da vaca caiu, mas o do boi e a novilha se mantiveram estáveis, tanto em São Paulo quanto em outras regiões do Brasil.