O clima é sertanejo, mas na Exposição Agropecuária de Maringá, o mundo agro se estende de uma forma global para todos os setores. Dando uma volta pelos 248 mil metros quadrados do parque de exposições, é possível perceber a variedades de espaços construídos – 47 mil metros quadrados – para expor praticamente tudo o que a região faz e produz. A Sociedade Rural de Maringá (SRM) espera que o evento gere negócios que ultrapassem a casa de R$ 1 bilhão, já atingida em 2023.
A Expoingá, que acontece de 9 a 19 de maio, comemora 50 anos como uma jovem senhora de respeito. Não só pelo sucesso em projetar, ser elo e vitrine para a cadeia agropecuária, mas porque hoje ela reúne representantes de quase todos os setores da economia: agricultura, pecuária, negócios, finanças, entretenimento, tecnologia, ciência e pesquisa, saúde, comércio, indústria, serviços, gastronomia, para pequenos e grandes empreendimentos e empreendedores, e para o público em geral.
A Feira é uma pequena amostra da realidade da região. Maringá fica na Região Centro-Oeste do Paraná, sendo considerada um dos maiores polos agroindustriais do Brasil. Trata-se de um lugar onde todos os setores são diretamente influenciados pelo agronegócio.