PECUÁRIA DE LEITE

Você sabia? Brasil já é o 3º no ranking global de produção de leite

Com 34 bilhões de litros ao ano, cadeia leiteira está presente em 98% dos municípios, gera milhões de empregos e impulsiona o agronegócio

Por Cássia Carolina

Presente em 90% dos lares brasileiros, o leite é muito mais que um alimento nutritivo. Ele carrega memórias afetivas e, sobretudo, representa uma das cadeias produtivas mais importantes do agronegócio nacional. Com mais de 34 bilhões de litros produzidos por ano, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de leite, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Você sabia? Brasil já é o 3º no ranking global de produção de leite

FOTO: Divulgação l Wirestock Creators

Além de abastecer o consumo interno, com média de 189 litros por habitante ao ano, a cadeia leiteira é responsável por movimentar bilhões de reais e gerar mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos em todos os cantos do país. A atividade está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais, sendo o maior segmento da pecuária em número de estabelecimentos.

Produção pulverizada fortalece o campo

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV), o leite está presente em 90% dos lares. Com 98% dos municípios brasileiros envolvidos na produção, grande parte em pequenas e médias propriedades, a cadeia leiteira desempenha papel fundamental no desenvolvimento regional e na redução da desigualdade social no campo.

Minas lidera ranking nacional

A produção está concentrada, principalmente, em quatro estados:

A força do setor também se reflete na ampla cadeia de valor que vai da produção primária à indústria de laticínios, passando por transporte, tecnologia, insumos e serviços especializados.

Inovação e sustentabilidade no campo

A produtividade e a qualidade do leite brasileiro têm avançado graças a iniciativas técnicas e estratégicas. Programas como o Saber Dá Leite, desenvolvido pela Zoetis, integram nutrição, sanidade e genética. Já os protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) aumentam as taxas de prenhez nos rebanhos.

A difusão de biotecnologias reprodutivas, o melhoramento genético e as boas práticas de manejo sanitário são impulsionadas tanto pelo setor privado quanto por políticas públicas. O resultado é um leite mais seguro, rastreável e sustentável, alinhado às exigências de consumidores, exportadores e órgãos reguladores.

Compromisso com o futuro

Líder mundial em saúde animal, a Zoetis reafirma seu compromisso com o produtor brasileiro, oferecendo soluções que combinam inovação científica, dados de campo e suporte técnico contínuo. “Nosso objetivo é gerar mais leite com eficiência, rentabilidade e responsabilidade”, afirma Chester Batista.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também