Presente em 90% dos lares brasileiros, o leite é muito mais que um alimento nutritivo. Ele carrega memórias afetivas e, sobretudo, representa uma das cadeias produtivas mais importantes do agronegócio nacional. Com mais de 34 bilhões de litros produzidos por ano, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de leite, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

FOTO: Divulgação l Wirestock Creators
Além de abastecer o consumo interno, com média de 189 litros por habitante ao ano, a cadeia leiteira é responsável por movimentar bilhões de reais e gerar mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos em todos os cantos do país. A atividade está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais, sendo o maior segmento da pecuária em número de estabelecimentos.
Produção pulverizada fortalece o campo
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV), o leite está presente em 90% dos lares. Com 98% dos municípios brasileiros envolvidos na produção, grande parte em pequenas e médias propriedades, a cadeia leiteira desempenha papel fundamental no desenvolvimento regional e na redução da desigualdade social no campo.