O Super Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar consagrou o rebanho da agricultura familiar durante evento realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL, na última sexta-feira, 28. Ultrapassando a produção de cem quilos de leite, o rebanho da agricultura familiar deu um show de produção durante o Super Torneio Leiteiro realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha, na última sexta-feira,28. A disputa contou com vinte animais inscritos e consagrou a vaca Coração, do agricultor Erlan Santos, na categoria novilha, com a produção total de 81.460 kg. Entre as fêmeas adultas a premiação foi para a vaca Vila Nova, do produtor Zé Luiz, com 117.400 kg.
A classificação por produção também apontou, entre as novilhas, as fêmeas Favorita e Surubim, que produziram, respectivamente 78.580kg e 69.660kg. O vice-campeonato e a terceira posição entre as vacas adultas foram conquistadas pelas fêmeas Castanhola e Boa Sorte.
O Super Torneio Leiteiro, evento que reuniu produtores campeões de torneios por associações, reuniu produtores da CPLA, COOPAZ e Coop Capelinha – todas no Sertão de Alagoas. O evento foi marcado pela alta qualidade técnica apresentada, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. “A agricultura familiar alimenta e também é capaz de aumentar sua participação comercial sendo prova a pujança demonstrada no Torneio. Os produtores saem fortalecidos e dispostos a investir mais em genética animal”, chamou atenção Aldemar Monteiro.
Há quase dois meses preparando o animal para o Super Torneio Leiteiro, o campeão da categoria novilha, redobrou os cuidados durante o evento. “A primeira etapa acontece no criatório e durante o torneio agente redobra os cuidados com a temperatura, nutrição e bem estar. Trouxemos até um ventilador para ajudar a manter o animal com temperatura amena e boa conversão leiteira”, destacou o agricultor.