LEITE

Preço do leite recua quase 10% em 2021 

Com redução do valor dos lácteos produtor passa apertado e indústrias precisam negociar distribuição

Por Janaína Barros
31 de março de 2021 às 11h33

jcomp por freepik

O preço do leite registrado em fevereiro e pago ao produtor em março caiu 2,5% na Média Brasil líquida, chegando a R$ 1,9384 por litro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

No primeiro trimestre, a queda acumulada chega a 9,8%, descontando a inflação pelo IPCA de fevereiro de 2021. Apesar disso, trata-se de um valor recorde para um mês de março, superando em 28,3% o registrado no mesmo período de 2020.

Com a pandemia, o brasileiro passou a comprar com menos frequência os alimentos do dia a dia.  O que acarretou na distribuição e na negociação do produto junto às indústrias.

Desse modo, pesquisas do Cepea realizadas com apoio financeiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostraram que, na média de fevereiro, no atacado do estado de São Paulo, os preços do leite UHT, do queijo muçarela e do leite em pó negociados caíram 5,5%, 8,4% e 7,6%, respectivamente, frente ao mês anterior.

As cotações de leite spot em Minas Gerais também recuaram, 0,7% na média de fevereiro, influenciadas pelo fraco desempenho do mercado de lácteos. Contudo, o Cepea destaca que a oferta de leite no campo está limitada.

O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) caiu 4,5% de janeiro para fevereiro e a expectativa de agentes do setor é de que essa queda se acentue nos próximos meses, por conta do avanço da entressafra.