Com o propósito de ser um ponto de encontro e vitrine das mais inovações no campo do melhoramento genético zebuíno, a 16ª edição da ExpoGenética se aproxima, estabelecendo-se como um evento de referência para criadores em busca da melhoria contínua de seus rebanhos.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acaba de revelar o foco deste ano, que amplia ainda mais a importância do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Segundo Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ, levar a mensagem do PMGZ significa abordar o melhoramento genético sem limites, com um programa que oferece informações monitore e de qualidade, relatório direcionado aos criadores e, acima de tudo, confiabilidade, um aspecto crucial para a gestão adequada do rebanho, servindo como uma ferramenta complementar ao conhecimento do pecuarista.
Sob o tema “Genética. Fenótipo. Avaliação”, a ExpoGenética direcionará os holofotes para o mais extenso programa de melhoramento genético zebuíno, contendo com uma base robusta de dados que engloba 20 milhões de fenótipos. O evento reunirá os touros mais destacados dos centros de genética, bem como nos sumários do PMGZ e no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).
Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, destaca que este é o momento em que os programas de melhoramento em operação no Brasil apresentam seus avanços tecnológicos, permitindo a troca de informações entre si e, principalmente, entre os criadores. A ABCZ, de forma democrática, acolhedora e oferece espaço para todos os participantes.