Angus e Embrapa juntas na Expointer pela sustentabilidade da pecuária
Projeto vai implantar sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios
Por Redação Canal do Criador
COMPARTILHE NO WHATSAPP
A Associação Brasileira de Angus e a Embrapa, divulgou em coletiva virtual, nesta quarta-feira, 11, a parceria que visa fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça no Brasil. A assinatura, para validar o projeto, vai ocorrer durante a 44ª Expointer, durante os dias 4 a 12 de setembro. As propostas serão reunidas em cartilha virtual, e entregues ainda este ano.
O novo projeto surgiu da demanda de muitos pecuaristas que procuram a Associação Brasileira de Angus para aderir ao Selo de Sustentabilidade, chancela do Programa Carne Angus Certificada que reconhece propriedades que adotam boas práticas de manejo, bem-estar animal, rastreabilidade e preservação ambiental.
As fazendas que passam pela auditoria do programa recebem autorização para estampar o Selo Sustentabilidade no rótulo de seus cortes. “Graças a essa procura, sentimos a necessidade de orientar, apoiar e capacitar os produtores”, explicou a gerente nacional do Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.
A meta é impactar 12 mil criadores nos próximos três anos. No mesmo dia, as entidades também firmarão outro acordo que prevê o repasse de um plantel de 150 vacas Angus para a Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Os animais formarão população de referência para embasar pesquisas conjuntas.
A ideia é desenvolver modelos de produção sustentáveis que possam ser implementados na prática e que viabilizem a criação de excelência com o menor impacto ambiental possível. Para isso, Angus e Embrapa irão desenvolver um plano de treinamento de produtores de forma a capacitá-los. Segundo Ana Doralina, a intenção é realizar medições dos diferentes sistemas de produção (a pasto, confinamento, semiconfinamento), mensurar o impacto da integração lavoura-pecuária, abrindo uma nova e potente fonte de informação para subsidiar o trabalho de campo.
O chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul explica que é preciso desmistificar a ideia ainda muito comum entre os produtores de que processos mais sustentáveis trazem custos extras às fazendas. “Trabalhamos com o conceito de produção de alimentos de qualidade com sustentabilidade. A Associação Brasileira de Angus demonstra seu pioneirismo ao se voltar para esse movimento de treinamento de seus criadores”.
Entre os projetos a serem estudados junto com as propriedades gaúchas, cita Cardoso, estão ações voltadas ao uso de novas cultivares de forrageiras, incluindo leguminosas de forma a garantir maior fixação de nitrogênio no solo. Também pretende-se difundir a busca por animais selecionados por eficiência alimentar e a integração funcional dos componentes nos sistemas integrados de pecuária, lavoura e floresta.
O Programa Sustentabilidade Angus também integrará testes de qualidade e provas como a de Eficiência Alimentar, que busca animais mais produtivos e que demandem menos recursos. Atualmente, a Angus tem uma prova em andamento com 29 animais de 15 criatórios na unidade da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Os resultados devem ser anunciados em live no dia 8 de setembro, a partir das 19h, também durante a Expointer.
Depois de um ano afastada de sua maior exposição nacional, a Associação Brasileira de Angus retorna à Expointer, em Esteio (RS), com uma intensa programação virtual. Motivada pelo excelente resultado da Expoutono de Uruguaiana, a Associação fará a transmissão dos julgamentos pelo seu canal no YouTube e seu Facebook. Em paralelo, uma programação técnica virtual promete reunir profissionais e debater os rumos da produção de carne premium.
A programação da Angus na Expointer conta com julgamentos de Rústicos e de Argola das raças Angus e Ultrablack, além do Workshop Carne Angus – Sustentabilidade e a Pecuária do Futuro. Também será transmitida live sobre a expansão e as tendências do Programa Carne Angus Certificada e anunciados os campeões da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021. Este ano, a Associação recebeu 64 inscrições de animais Angus de Argola, de 11 expositores, e de 5 exemplares Ultrablack de 4 expositores.
A Angus conta com a parceria da Genex e da Socil na Expointer, além de patrocínio da Decoy e da Allflex e de apoio da Solução Genética e da Azevedo Bento.
Confira a programação completa
5/9 – Domingo
10h – Admissão Argola Angus
6/9 – Segunda-feira
10h – Admissão Rústicos Angus
19h – Workshop Carne Angus – Sustentabilidade e a Pecuária do Futuro
7/9 – Terça-feira
10h – Julgamento de Rústicos Angus e Ultrablack
19h – Live Programa Carne Angus Certificada – Expansão e tendências
8/9 – Quarta-feira
10h – Julgamento de Argola Angus e Ultrablack
19h – Live Eficiência Alimentar: Divulgação dos campeões da Prova 2021