O estado do Pará deu um passo decisivo no fortalecimento da sua pecuária ao conquistar o certificado internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A chancela, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), foi celebrada em cerimônia simbólica no Ministério da Agricultura e Pecuária, na terça-feira (29/7), em Brasília, e representa uma nova era para o setor agropecuário local.

FOTO: Divulgação l Adepará
“Esse certificado coloca o Pará em outro nível de produção”, destacou o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado Pará (Adepará), Jamir Macedo. “Com reconhecimento internacional, ganhamos acesso a novos mercados, reduzimos custos com vacinação e estimulamos o desenvolvimento da produção.”
FOTO: Divulgação l Adepará
A conquista é fruto da 92ª Sessão Geral da OMSA, realizada em maio deste ano, na França. A partir de agora, os pecuaristas paraenses devem redobrar a atenção à sanidade dos animais. Qualquer sintoma de doenças vesiculares, como febre, salivação excessiva ou feridas na boca, deve ser comunicado imediatamente à Adepará.