O Brasil firmou acordos de cooperação agrícola com Japão, Portugal e Azerbaijão, fortalecendo as relações comerciais e a agropecuária entre os países. Os memorandos de entendimento foram assinados pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante as reuniões bilaterais no contexto do G20.
O acordo de cooperação agrícola com o Japão foca na ampliação das relações comerciais e no fornecimento estável de grãos brasileiros. Além disso, promove sistemas agroalimentares sustentáveis, uma prioridade compartilhada por ambos os países. “Temos grandes oportunidades na produção de alimentos e energias renováveis”, afirmou Fávaro após reunião com o ministro japonês, Tetushi Sakamoto.
O acordo com Portugal aborda a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agroalimentares, além de incentivar cooperação técnica. Esse entendimento fortalece a troca de conhecimento entre os dois países. “Este acordo de cooperação demonstra equilíbrio e reciprocidade”, disse Fávaro ao ministro português José Manuel Fernandes.
Por fim, o Azerbaijão e o Brasil firmaram um acordo focado na pecuária e saúde animal. A parceria abrange o desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio sustentável, genética e controle de pragas, além de uma colaboração com a Embrapa para estudos sobre mudanças climáticas. “Esses acordos de cooperação agrícola trazem novas oportunidades comerciais equilibradas para os dois países”, destacou Fávaro em reunião com Magnum Mammadov, ministro do Azerbaijão.