Realizada no último dia 21 de fevereiro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, a primeira etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022 teve participação de oito pecuaristas, que apresentaram 335 animais para as avaliações de carcaça. Ao todo, 313 machos e 22 fêmeas participaram do abate técnico. A iniciativa foi promovida pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (ASOCEBU), pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e por um frigorífico parceiro.
“Foi ótimo realizar a 1ª etapa do Circuito com nossos amigos ‘ganaderos’ da Bolívia. Avaliamos animais de extrema qualidade. A maior parte dos machos foi terminada em confinamento. E as fêmeas foram todas terminadas em pastagens com suplementação”, destaca André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que juntamente com o assessor técnico da entidade, Gustavo Callejon, foram os responsáveis pela avaliação.
A etapa em Santa Cruz de La Sierra teve 91,2% dos machos com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Destes, 74,4% possuíam dentição de leite completa (menos de 2 anos de idade). Além disso, 65,5% dos animais pesaram mais de 16 arrobas, com média de 255,3 kg de carcaça (17@), e 31% dos machos tinham cobertura de gordura mediana.
O Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento foi apresentado por Mário Ignácio Anglaril Serrate, da propriedade Cabanha Trebol, de Cabezas. Já as Medalhas de Prata e Bronze foram para o Grupo Mônica e Alejandro Ribera Guardia, respectivamente. O Grupo Mônica é proprietário da Cabanha Los Ciervos e Alejandro Ribera Guardia comanda a Cabanha Parabanó. Ambas são sediadas em Pailón.