No setor agropecuário, onde a concorrência e as inovações estão em constante evolução, o posicionamento e a gestão de marca (marketing) podem ser o diferencial que coloca uma empresa à frente de outras. Gustavo Ribeiro, CEO do grupo Berrante e especialista com mais de 13 anos de atuação em comunicação no agronegócio, compartilha insights sobre como cultivar uma marca forte e reconhecida no segmento, no boletim Marketing A Estratégia do Criador.
Segundo Ribeiro, cuidar do posicionamento da marca não se trata apenas do visual ou a mensagem; é sobre como a marca é percebida pelos clientes e stakeholders (partes interessadas) e, definir claramente como você deseja que sua marca seja vista, é crucial. Isso inclui decidir o tom de voz, os valores representados e como esses elementos são consistentemente apresentados, seja em redes sociais, eventos ou em comunicações tradicionais.
Ribeiro também enfatiza que o trabalho de marketing no agronegócio está apenas começando. Com a crescente demanda e competição, aqueles que adotam estratégias eficazes “beberão água limpa”. Ele encoraja os criadores a explorar e implementar táticas de comunicação avançadas para destacar suas marcas.