DICAS DE ESPECIALISTA
Como recuperar pastos degradados?
Wagner Pires, especialista em pastagem, compartilha estratégias sobre o manejo correto e práticas eficientes para recuperar pastos degradados
O manejo eficiente de pastagens representa um papel fundamental na saúde e produtividade dos rebanhos, pois pasto forte é garantia de boi gordo e, muitos produtores se perguntam qual é o manejo correto e práticas eficientes para recuperar pastos degradados?
O especialista em pastagem Wagner Pires, em um recente boletim do Canal do Criador, compartilha técnicas práticas para restaurar pastagens e garantir um futuro mais sustentável e produtivo para as fazendas.
Pires enfatiza, por exemplo, a importância do manejo correto, começando com a aplicação de produtos à base de nitrogênio e enraizadores. Esses enraizadores, ricos em hormônios como auxina, citocinina e giberelina, estimulam o rebrote rápido das plantas. Conforme o especialista, a ideia é acelerar a regeneração do pasto, fornecendo as condições ideais para o crescimento das raízes e das folhas.
Pires ressalta a necessidade de manter pelo menos 40% a 50% da folhagem após a pastagem pelo gado. As folhas remanescentes são cruciais para a fotossíntese, que transforma a energia luminosa em açúcar, essencial para a rebrota da vegetação.
A seguir, confira dicas sobre manejo, rotatividade, altura de pastagem, planejamento para a seca e aplicação prática;
Para mais informações sobre recuperação de pastos degradados, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.
Envie dúvidas e sugestões para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.