O escritório da Agência de Defesa Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Adapar), que atua na região Oeste do Paraná, confirmou na última sexta-feira um caso de raiva bovina no município de Terra Roxa. A cidade pertence a área de atuação do escritório da Adapar de Guaíra, o qual não possui médico-veterinário e por isso solicitou que todos os procedimentos fossem realizados pelo escritório rondonense.
A coleta do material foi feita por servidores entre o período do Natal e do ano novo, posteriormente enviado para o Laboratório da agência em Curitiba, onde o resultado confirmou caso positivo de raiva bovina.
O vírus da raiva é transmitido por morcegos hematófagos. Nas regiões onde esses animais são mais facilmente encontrados, a recomendação dos veterinários é para que os produtores vacinem seus rebanhos, como bovinos, búfalos, cavalos, caprinos, ovinos, dentre outros.
Os animais vacinados pela primeira vez receberão a dose de reforço em um mês, e consequentemente deverão receber nova dose do imunizante anualmente.