O leilão rural é uma prática tradicional que evolui ano a ano e incorpora tecnologias modernas para garantir que o processo de venda e compra seja eficiente e justo para todas as partes envolvidas. Os leiloeiros rurais são um elo vital entre produtores e compradores e são reconhecidos de longe por sua habilidade de cantar os lances em alta velocidade e dar ritmo ao martelo, uma característica marcante que encanta o público e cria um ambiente competitivo e animado nos leilões.
Para celebrar o Dia do Leiloeiro Rural, comemorado em 27 de setembro, o Canal do Criador entrevistou o presidente do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais, Lourenço Campo, sobre as curiosidades que envolvem a profissão.
Segundo Campo, a profissão de leiloeiro rural exige um conhecimento profundo do mercado agropecuário e habilidades de comunicação excepcionais, pois são esses profissionais que avaliam o valor justo dos animais e produtos agrícolas, e garantem que os lances sejam conduzidos de maneira ética e legal.
Campo destaca que no Brasil existem cerca de 500 profissionais que atuam na profissão. Com a crescente digitalização do setor agropecuário, os leilões online estão se tornando cada vez mais comuns, permitindo que leiloeiros rurais alcancem um público mais amplo e facilitando o comércio entre regiões e até mesmo países.