OVINOS

Dorper e White Dorper têm qualidade genética reconhecidas em julgamento

Provas da Feira Noroeste Paulista de Ovinos, segue até domingo, 12, e também envolvem a raça Suffolk

Por Redação Canal do Criador

A FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, que começou nesta terça-feira, 7 de dezembro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, em São José do Rio Preto, marca a retomada dos julgamentos oficiais das raças Dorper e White Dorper no país após paralisação de quase dois anos imposto pela pandemia da covid-19.

A feira rio-pretense, organizada pela Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS), sedia a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). Além dessas raças, também serão realizados julgamentos da raça Suffolk.

Segundo o inspetor técnico Márcio Armando Gomes de Oliveira, coordenador do colégio de jurados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), é nos julgamentos que o ovinocultor “compara” seu rebanho perante outros criadores, de modo a atingir o seu principal objetivo: a comercialização de animais reprodutores. “Os julgamentos envolvem cabanheiros que priorizam a seleção genética do plantel. Ou seja, são animais com mais valor agregado, que passam por um processo de controle de genealogia buscando o aprimoramento da raça”, destaca.

Na FENOVI, os julgamentos das raças Dorper e White Dorper reúnem cerca de 600 animais de criadores dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Eles são divididos em categorias determinadas por aspectos como sexo, idade e grau de reconhecimento genealógico. “Animais puros de origem (PO) são avaliados separadamente dos animais puros por cruza (PC).

Os campeonatos das raças Dorper e White Dorper seguem até o último dia da FENOVI, no domingo, 12 de dezembro, quando serão eleitos os grandes campeões e campeãs da 14ª Exposição Nacional, promovida pela ABCDorper. Os julgamentos da raça Suffolk estão programados para a sexta-feira, 10 de dezembro, com aproximadamente 30 animais.

Congresso técnico

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a partir das 18h, é realizada a segunda rodada de palestras do Congresso Nacional da Carne Ovina: “Panorama da Ovinocultura”, com Helio de Almeida Ricardo (ASPACO); “FIV em ovinos: presente e futuro”, com Hernan Baldassarre (Reproductive Solutions for Small Ruminants – Canadá); “Planejar o Futuro Produzindo com Eficiência”, com Cesar Franzon (Terra Desenvolvimento Agropecuário); e “Brazil Sheep Quality: sistema para padronização da qualidade da carne ovina”, com Marcelo Coutinho (Brazil Beef Quality).

O congresso, que envolve temas relacionados a toda a cadeia produtiva da ovinocultura, segue até quinta-feira, 9 de dezembro.

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12 de dezembro, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber cerca de 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara facial durante todo o evento, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel para higienização das mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

Fonte: Thecer Comunicação Integrada

Sair da versão mobile

Leia também