O aumento do preço dos grãos têm impactado os custos de nutrição dos animais e esta realidade também vem afetando os produtores de suínos. Nesta edição do boletim “Marketing – A Estratégia do Criador”, o especialista José Luiz Tejon compartilha o que conversou com diversos nomes dessa cadeia produtiva, inclusive com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS), Marcelo Lopes, que afirmou: “Estamos vivendo a maior crise da suinocultura”.
Segundo Tejon, os líderes do setor estão solicitando diversas ações emergenciais ao governo, como a prorrogação dos créditos do custeio pecuário, que na atual situação os criadores não têm condições de pagar, de acordo com Marcelo. A situação difere muito dos últimos quatro anos, período em que a suinocultura cresceu de 14 para 18 kg ao ano o consumo da proteína por habitante.
No boletim, Tejon indica que a falta de comunicação entre os setores da agropecuária agrava a crise que a suinocultura está enfrentando, e cabe ao marketing rural traçar uma estratégia de interação entre todos os elos da cadeia produtiva para maior equilíbrio do sistema.