A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta quarta-feira (27/8), a Operação Lance Falso, com foco no combate a estelionatos em leilões de gado. A ação foi conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (3ª Decrab) de Camaquã, com apoio da Delegacia de Passo Fundo, e cumpriu mandados nos municípios de Passo Fundo, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã.

FOTO: Divulgação l Polícia Civil do RS
Segundo as investigações, o grupo criminoso utilizava dados de pecuaristas gaúchos, sem autorização, para se cadastrar em plataformas de leilões virtuais. O objetivo era arrematar animais e tentar liberar o transporte do gado antes da confirmação do pagamento.
Como funcionava a fraude
Um dos alvos foi um produtor de Marques de Souza, que teve seus dados usados em duas tentativas de fraude. Em fevereiro, criminosos arremataram 84 bovinos em uma plataforma online. Já em março, usaram novamente seus documentos para comprar 12 cabeças de gado em Canguçu. Apesar da emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs), os documentos foram cancelados após desconfiança de fraude, já que os supostos compradores pressionavam para liberar os animais sem pagar.