A produção leiteira no Brasil é uma atividade de grande relevância econômica e social, mas como qualquer setor, enfrenta desafios e oportunidades em constante evolução. O especialista em Marketing, José Luiz Tejon, traz uma abordagem integrada para o crescimento sustentável do setor leiteiro que vai desde o melhoramento genético até a percepção do consumidor final.
Segundo Tejon, é necessário compreender todos os aspectos que estão conectados, desde a genética até o consumo. Para o especialista, o leite está passando por um momento crítico devido aos ciclos econômicos, mas, eventos como o Agroleite 2023, têm servido como plataformas para discutir e apresentar soluções inovadoras para o setor.
Durante o evento, Eduardo Marqueze Ribas, Gerente Executivo de Negócios de Leite na Castrolanda, enfatizou a necessidade de enxergar a cadeia produtiva do leite como um todo interconectado. Esta visão abrangente engloba desde o gene, que se refere ao melhoramento genético, até o “meme”, que se refere à percepção do consumidor final.
Tejon ressalta a importância das cooperativas no setor leiteiro, que têm crescido a uma taxa impressionante de 8% ao ano. No entanto, desafios como a abertura da importação de leite em pó de países vizinhos e a valorização do real frente ao dólar têm impactado a captação de leite no Brasil. Mas, apesar desses desafios, dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma retomada na captação de leite, que havia caído desde o segundo semestre de 2022. A seguir, confira, a análise completa.