SANIDADE ANIMAL

54ª Expofeira do Amapá será a primeira com área livre da febre aftosa sem vacinação

Evento será o primeiro após o reconhecimento internacional que coloca o Amapá entre os estados de maior padrão sanitário na pecuária

Por Cássia Carolina

A 54ª Expofeira do Amapá, que começa neste sábado (30), entra para a história como a primeira edição realizada após o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O status sanitário, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), coloca o Amapá em um patamar de excelência, lado a lado com os estados brasileiros que alcançaram o mais alto padrão de segurança sanitária na pecuária.

54ª Expofeira do Amapá será a primeira com área livre da febre aftosa sem vacinação

FOTO: Divulgação l Agridoce Comunicação

O certificado foi anunciado no dia 29 de maio, em Paris (França), durante a 92ª Sessão Geral da OMSA, e entregue ao Estado em 29 de julho. Para os pecuaristas, a conquista significa ampliação das oportunidades de exportação, maior competitividade da carne e dos animais vivos e um novo horizonte para o agronegócio amapaense.

Avanço histórico para o rebanho

A febre aftosa é uma doença infecciosa que afeta bovinos e bubalinos e impõe severas restrições comerciais. No Brasil, não há registro de casos desde 2016, e em 2018 todo o território foi declarado livre da enfermidade. O diferencial do Amapá é que agora o Estado atinge a categoria internacional de livre da doença sem vacinação, resultado de um trabalho de longo prazo entre governo, produtores e órgãos de defesa sanitária.

O caminho até a conquista

O processo teve início em 2009, com medidas de controle mais rígidas. Em 2017, o Estado recebeu o reconhecimento de livre com vacinação e, no ano seguinte, a certificação internacional nessa categoria. Os índices de imunização sempre superaram os 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), alcançando 97,32% em 2023. Esse histórico de excelência permitiu suspender a vacinação em 2024 e conquistar, em 2025, o status máximo da OMSA.

FOTO: Reprodução l Governo do Amapá

Expofeira 2025: vitrine da Amazônia

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. Esta edição será a maior da história, com área 46% superior à do ano passado e cerca de 482 expositores. A expectativa é movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios, com forte impacto nos setores de agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

Além disso, o evento se consolida como a principal vitrine de negócios da região, em um momento histórico para o Amapá, que celebra sua conquista sanitária e reforça sua presença no cenário da pecuária brasileira.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também