A 18ª Expogenética 2025, encerrada neste domingo (24/8), em Uberaba (MG), confirmou o interesse crescente de pecuaristas e investidores internacionais pelo Zebu brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora do evento, o Salão Internacional recebeu 124 visitantes estrangeiros vindos de 13 países: Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, Portugal, Venezuela e Zâmbia.

FOTO: Divulgação l André Santos
O número representa um crescimento de 90,77% em relação a 2024, consolidando o Brasil como referência global em melhoramento genético. “Estamos passando por um período de maior reconhecimento do Brasil como referência em melhoramento genético bovino. O Zebu tem se tornado um produto de interesse e curiosidade para criadores de outros países que buscam novas tecnologias de produção eficiente no hemisfério sul”, destaca Raquel Borges, supervisora de Relações Internacionais da ABCZ.
Entre os visitantes, esteve o pecuarista Sérgio Hidalgo, da Ganadería Giro, acompanhado por um grupo de 25 estudantes da Costa Rica. “Para nós, é muito gratificante plantar uma semente para o futuro da pecuária no país, compartilhando as informações que o Brasil oferece”, afirmou.
A Expogenética 2025 foi organizada pela ABCZ e contou com patrocínios de Neogen, Virbac, Real H e Romancini Troncos e Balanças, além do apoio do Banco do Brasil, CNA/Faemg/Senar, Fazu e Sebrae.