Ir para o conteúdo

GENÉTICA BOVINA

Exportação de sêmen e embriões bovinos do Brasil avança na Indonésia

Nova abertura amplia mercado internacional e reforça a genética bovina brasileira

Por Cássia Carolina
11 de setembro de 2025 às 17h23
Exportação de sêmen e embriões bovinos do Brasil avança na Indonésia

FOTO: Reprodução l CRV

O Brasil acaba de conquistar mais um passo estratégico no comércio internacional. As autoridades da Indonésia aprovaram os modelos de Certificado Zoossanitário Internacional que permitem a exportação de sêmen e embriões bovinos brasileiros. As informaçõs foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na última terça-feira (9/9).

A medida fortalece a posição da pecuária nacional, reconhecida mundialmente pela excelência genética, qualidade sanitária e uso de biotecnologias avançadas em reprodução animal. Para o pecuarista, a abertura representa uma oportunidade concreta de valorização da genética brasileira. 

O envio de material reprodutivo permitirá que a Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, com mais de 270 milhões de habitantes, fortaleça seu rebanho, aumente a produtividade local e reduza custos com a importação de animais vivos.

Essa parceria consolida o Brasil como fornecedor confiável de tecnologia e inovação para o setor pecuário internacional. Além de abrir novas frentes de negócios, a decisão reforça a imagem do país como referência mundial em genética bovina.

Com este anúncio, o agronegócio brasileiro chega a 428 aberturas de mercado desde o início de 2023, fruto do trabalho conjunto entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).