A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) tem um novo presidente eleito. O engenheiro agrônomo e produtor rural Domingos Velho Lopes foi escolhido na última quinta-feira (02/10) para suceder Gedeão Pereira Silveira no comando da entidade a partir de 1º de janeiro de 2026. A eleição, realizada em chapa única, demonstrou a união do setor em torno do novo nome.

FOTO: Divulgação l Farsul
Para o pecuarista gaúcho, a principal mensagem da nova gestão da Farsul é clara: fortalecimento e valorização. Em seu primeiro discurso, Lopes cravou o que será o mantra de sua diretoria: “colocar novamente os produtores do nosso Estado no seu lugar que é de merecimento”.
A nova gestão da Farsul promete ser técnica e focada em inovação, mas sem abrir mão de valores essenciais ao homem do campo, como a defesa da livre iniciativa e, principalmente, do direito à propriedade. “Essa Federação tem um compromisso com o produtor e com a sociedade gaúcha”, declarou o presidente eleito.
A eleição contou com a participação massiva de 123 dos 134 sindicatos rurais aptos a votar, um forte sinal de representatividade. Foram 120 votos favoráveis à nova diretoria, consolidando um processo de sucessão elogiado pelo atual presidente, Gedeão Pereira Silveira. “Uma gestão só é coroada quando faz sua sucessão. Estamos fazendo um sucessor escolhido por unanimidade”, destacou Gedeão, que agora assume como Diretor Vice-presidente da Farsul e alcança o posto de Primeiro Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a posição mais alta já ocupada por um gaúcho na entidade nacional.