Ir para o conteúdo

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Embrapa atualiza ferramenta que apoia pecuarista no sistema ILPF

Nova versão da ferramenta para inventário florestal auxilia no manejo das árvores e no cálculo de carbono em sistemas com gado

Por Cleide Assis
01 de agosto de 2025 às 09h00

Foto: Fabiano Marques Dourado Bastos | Embrapa

A pecuária brasileira tem buscado cada vez mais eficiência aliada à sustentabilidade. E quando o assunto é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a gestão florestal passa a ser um dos grandes desafios. Pensando nisso, a Embrapa desenvolveu uma ferramenta digital que ajuda o produtor a planejar, monitorar e avaliar as áreas florestais inseridas nos sistemas integrados de produção — como aqueles que envolvem o gado de corte.

Chamada de Ferramenta de Planejamento Florestal em Sistemas ILPF, a plataforma é gratuita e pode ser acessada no site da Embrapa. A proposta é simples: auxiliar na organização e no controle das atividades florestais, do plantio ao corte, considerando critérios técnicos e ambientais.

➡️ Leia também: Estudo da Embrapa propõe soluções para intensificar pastagens

Por que isso é importante para a pecuária?

Em sistemas ILPF, o componente florestal não apenas oferece sombra e conforto térmico para o rebanho, como também contribui com a diversificação de renda, por meio da produção de madeira. No entanto, manter a sanidade, o espaçamento ideal e o manejo correto das árvores exige acompanhamento especializado — algo que muitos pecuaristas ainda não têm à disposição.

A ferramenta da Embrapa preenche essa lacuna ao permitir que o produtor registre informações como número de árvores, idade, espaçamento, volume de madeira, ciclos de manejo e outros dados essenciais para a tomada de decisão. Tudo isso, de forma interativa e organizada, com possibilidade de atualização contínua.

Benefícios para quem lida com gado

Segundo os pesquisadores, a tecnologia foi pensada para facilitar a vida de quem já trabalha com ILPF ou pretende adotar o modelo, trazendo vantagens como:

  • Melhor planejamento do plantio florestal, evitando falhas de espaçamento;
  • Mais bem-estar animal, com árvores distribuídas de forma estratégica para o conforto do gado;
  • Maior produtividade, ao alinhar o uso da terra para pastagem e madeira;
  • Facilidade para comprovar práticas sustentáveis, cada vez mais exigidas pelo mercado.

A plataforma pode ser acessada diretamente por computador ou celular e está disponível de forma gratuita. Para saber mais sobre como utilizar a ferramenta e os detalhes técnicos, acesse a matéria completa da Embrapa.