Ir para o conteúdo

AGRO NO MUNDO

Filipinas ampliam abertura de mercado da carne bovina brasileira

País asiático passa a importar carne com osso e miúdos do Brasil, reforçando liderança nacional nas exportações

Por Cássia Carolina
17 de agosto de 2025 às 09h00
Filipinas ampliam abertura de mercado da carne bovina brasileira

FOTO: Divulgação l Abiec

As Filipinas oficializaram a abertura de mercado da carne bovina brasileira com osso e miúdos, ampliando as possibilidades de exportação e fortalecendo a presença do Brasil no país asiático. O anúncio foi feito na última quarta-feira (13/8) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa mais um avanço para o setor pecuário nacional.

A conquista amplia a competitividade da proteína brasileira em um mercado que já ocupa a sexta posição no ranking de importadores e se consolida como o segundo maior destino no Sudeste Asiático. Atualmente, o Brasil é responsável por 40% das importações de carne bovina do país.

Missão da Abiec garante avanço nas exportações

O resultado é fruto de uma missão da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) ao país na última semana. Representando o presidente Roberto Perosa, o diretor de Assuntos Estratégicos da entidade, Julio Ramos, acompanhou as tratativas junto ao governo filipino, com apoio da embaixada do Brasil, liderada pelo embaixador Gilberto Moura, e da adida agrícola Virgínia Carpi.

A confirmação foi feita pelo secretário-adjunto de Pecuária das Filipinas, Benjamin Albarece, durante o Brazilian Beef Dinner, evento que reuniu 200 convidados e 20 empresas associadas à Abiec.

Além das negociações, a missão marcou a estreia da Abiec na WOFEX, maior feira de alimentos e bebidas das Filipinas, por meio do projeto Brazilian Beef, em parceria com a ApexBrasil. O evento reforçou a qualidade e a diversidade da carne bovina brasileira junto a importadores e autoridades locais, abrindo portas para cortes de maior valor agregado e novos nichos de mercado.