De 24 a 28 de novembro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), se movimenta para a final do ciclo do Freio do Proprietário, modalidade da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os competidores, que têm a lida com o Cavalo Crioulo como atividade de lazer e não como ofício, se desafiam colocando à prova as suas habilidades na montaria. São 181 conjuntos que estarão em pista para buscar o título da modalidade em suas categorias.
Segundo o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, Fernando Gonzales, mesmo com a pandemia, o número de inscrições superou as expectativas, com um recorde. “Fora a competitividade, temos a questão fraternal. A possibilidade de estar presente com os familiares, dentro das questões de sanidade, animou os competidores. Estamos em um processo de evolução. Exercemos um esporte, mas a razão de exercer este esporte é a questão de empregos, mas também envolve a família”, destaca.
Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da associação, quatro trios de jurados formam o time avaliador da Final do Freio do Proprietário 2021. Serão responsáveis pela avaliação da categoria Amador A os jurados Fernando Harger, Gustavo Weiand e Mário Móglia Suñe. Já na Amador B, Ivens Ortigari Júnior, Rodolpho Demoliner e Mauro Raimundi Ferreira serão os incumbidos do julgamento. Na Master A, o trio avaliador é composto por Arthur Severo Zago, Daniel Rossato Costa e Douglas Leite Gonçalves. Amanda Azambuja da Silva, Luciano Corrêa Passos e Luís Gustavo Camargo julgam os conjuntos das categorias Master B e Feminina.
Confira a programação: