A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) divulgou a programação para a Fenasul Expoleite 2022, que vai acontecer entre os dias 18 a 22 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Além do já tradicional concurso leiteiro que culmina com o banho de leite e do julgamento da raça Holandesa, a feira também será palco de homenagem aos destaques do gado holandês.
Segundo o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a organização está bastante otimista com o evento deste ano. No caso da Expoleite, que chega à sua 43ª edição, ela mostra a tradição desta exposição que nasceu lá atrás, quando os produtores de leite entenderam que uma feira de outono seria bastante atrativa, uma vez que este evento poderia focar no setor leiteiro. “É uma boa oportunidade para não só mostrarmos nossos animais mas também para discutirmos o setor como um todo, como atividade econômica, as dificuldades que se produziram por estes três anos de estiagem”, destaca.
Tang reforça que é muito importante a participação dos criadores nos concursos que são muito tradicionais como o concurso leiteiro, que mostra aquelas vacas que naquele momento chegam melhor entre todos os exemplares da raça Holandesa, reconhecidos pela produção de leite. “Uma campeã de concurso leiteiro tem que produzir muito, comer bem, não adoecer e fazer isso todo o dia. Ela precisa ter qualidade, genética, conformação e temperamento”, observa.
O presidente da Gadolando ressalta também as classificações morfológicas que são o momento alto da exposição. “As exposições, mesmo sem o volume alto de negócios, se tornam um momento de confraternização, troca de ideias e experiências. Ali é que o produtor encontra outros produtores que fazem a mesma coisa que eles e trocam informações a respeito de genética, manejo e até medicações. É encostar em alguém que está fazendo algo interessante e conversar com ela. Isto não tem valor”, afirma.