As pistas das classificatórias de exemplares Crioulos para o Freio de Ouro 2025 também serão palco para artistas gaúchos. O projeto Giro Cultural 2025, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, terá o seu start no Bocal de Ouro, que ocorrerá de 28 de abril a 3 de maio, em Esteio (RS), abrindo o circuito de classificatórias no Brasil. O objetivo da iniciativa, prevista em lei, é tornar acessível aos diferentes públicos a tradição cultural do Rio Grande do Sul através de shows musicais e exposição fotográfica. “A cultura é uma ferramenta importante de transformação social. Queremos justamente abrir as portas das nossas classificatórias a fim de democratizar o acesso à tradição do Estado e engrandecer as provas”, aponta a gerente de Relações Comerciais da ABCCC, Mariana Marimon.
Quem abrirá o circuito de shows é Pedro Ernesto Denardin. O jornalista e também cantor tradicionalista se apresentará durante o almoço da final do Bocal de Ouro, no dia 3 de maio. No mesmo dia, durante a confraternização de encerramento, será a vez de Ricardo Bergha e banda embalarem o público presente com muita música gauchesca. “Queremos dar palco aos artistas gaúchos para, além de valorizarem nossa cultura, proporcionarem momentos de entretenimento para aqueles que acompanham as provas”, reforça Mariana.
Cada uma das seis classificatórias contarão com dois shows de artistas gaúchos. Todos os 12 participantes do projeto estarão presentes na grande final do Freio de Ouro, que ocorrerá durante a Expointer 2025, no Parque de Exposições Assis Brasil. Os eventos são 100% gratuitos e possuem acessibilidade tanto de mobilidade quanto de audiodescrição.