O Senar Mato Grosso do Sul lançou, nesta segunda-feira (16), por meio de live, o projeto ‘Senar On’, que visa estruturar polos de ensino profissionalizante com internet via satélite em comunidades rurais do estado. Num primeiro momento, a iniciativa tem como meta equipar 69 bases para promover ações de educação nos municípios atendidos pelos sindicatos rurais.
Durante o evento, com transmissão pela plataforma Youtube, Maurício Saito destacou a conectividade como alavanca para o conhecimento. “É muito gratificante ver a equipe de colaboradores empenhados na execução deste projeto, que fará uma verdadeira transformação no campo. A internet hoje é ferramenta essencial no compartilhamento de conteúdo. Esta iniciativa coloca o produtor rural em competitividade real no mercado agropecuário”, avalia.
A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou os benefícios da iniciativa. “Os pontos de internet que serão disponibilizados em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul vão trazer facilidades na realização dos cursos e outros atendimentos. Através desta ferramenta digital será possível levar conhecimento, tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais”.
Os impactos da conectividade e os possíveis cenários com a implantação da tecnologia no Brasil foram abordados na palestra ministrada pelo diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares. “Apenas 23% da área agrícola brasileira tem algum nível de cobertura de internet e com qualidade média muito baixa. É uma situação extremamente crítica. Levar internet para a propriedade é a solução que gera impacto diretamente no incremento do Valor Bruto Agropecuário”, detalha.