Ir para o conteúdo

Japão enviará missão técnica ao Brasil para avaliar carne bovina

Especialistas japoneses vão inspecionar o sistema sanitário brasileiro para liberar exportações

Por Cleide Assis
25 de março de 2025 às 17h00
Carlos Fávaro e Taku Eto durante reunião sobre exportação de carne brasileira

Foto: MAPA | Divulgação

O Brasil está prestes a dar um dos passos mais importantes no processo de abertura do mercado japonês à carne bovina nacional. O ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, confirmou, nesta terça-feira (25), o envio de uma missão técnica japonesa de especialistas em saúde animal para avaliar o sistema de inspeção sanitária brasileiro.

A visita é resultado direto da agenda internacional liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Carlos Fávaro, que estão em Tóquio nesta semana fortalecendo as relações comerciais entre os dois países. O Japão é conhecido por seus rigorosos critérios sanitários e, por isso, a vinda dos técnicos representa um avanço concreto nas negociações.

“É um passo principal para conquistarmos a confiança do Japão e abrirmos esse mercado tão importante para a carne bovina brasileira”, afirmou Fávaro.

Durante o encontro o Japão aprovou a regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para influenza aviária. Isso significa que, em caso de ocorrência da doença, apenas o município afetado terá restrições de exportação — e não mais todo o estado.

A medida traz mais segurança para o setor avícola, que já posiciona o Brasil como maior exportador mundial de carne de frango, com 35% de participação global. “Essa mudança traz estabilidade para o produtor e garante fluxo contínuo de exportação, mesmo em situações adversas”, reforçou Fávaro.

O Japão é um dos principais compradores da carne de frango brasileira e tende a ampliar as compras com o novo modelo sanitário em vigor.