Japoneses virão ao Brasil em até 60 dias para inspecionar carne bovina
A informação foi confirmada pela Abiec; essa foi uma das condições para tentar viabilizar a exportação de carne bovina ao Japão

Foto: Freepik
Técnicos japoneses deverão visitar o Brasil dentro dos próximos 60 dias para realizar uma inspeção sanitária nas condições de produção da carne bovina brasileira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Na manhã de ontem (26), o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou que o país enviaria especialistas sanitários ao Brasil, como parte de um processo crucial para uma possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
Esforço para abertura de mercado da carne
O governo brasileiro, acompanhado de representantes do setor privado, realizou visita ao Japão, tendo como um dos objetivos avançar nas negociações para viabilizar a exportação de carne bovina para o país asiático. O presidente da Abiec, Roberto Perosa, integra a comitiva.
Durante a visita, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, também participou de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, que representa importadores de carne.
Além disso, Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Eto, para discutir questões sanitárias e técnicas relacionadas ao tema.
Recuperação de pastagens
Brasil e Japão firmaram cerca de 80 memorandos de cooperação em áreas como energia, meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia. Um dos acordos prevê investimentos japoneses na recuperação de pastagens degradadas no Cerrado brasileiro, dentro de uma agenda ambiental conjunta entre os dois países.
Houve também um acordo de cooperação entre os países que inclui avanços em tecnologias limpas e energia renovável.