A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vai apoiar o governo do Pará na regularização ambiental de mais de 4 mil pequenos produtores rurais, colocando a serviço deles a estrutura dos Escritórios Verdes, programa da JBS que visa a regularização de passivos socioambientais de imóveis rurais. Dando continuidade aos compromissos anunciados na COP-28, em Dubai, a empresa aderiu à Plataforma de Territórios Sustentáveis do Pará. Além disso, a JBS já requalificou, por meio de uma parceria com o Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do estado, 12 pecuaristas, que voltaram à cadeia formal de fornecimento de gado.
Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará, a Plataforma de Territórios Sustentáveis integra os setores público e privado, além do Terceiro Setor, com o intuito de fortalecer ações de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono no estado. Já o Sirflor é um programa desenvolvido em parceria com o MPF, Governo do Estado do Pará e empresas privadas para requalificação comercial de produtores.
Por meio dos Escritórios Verdes, os especialistas da JBS mapearam produtores do estado do Pará que estavam bloqueados nos sistemas de compras em decorrência de passivos ambientais e os orientaram sobre o novo processo para a requalificação. A Companhia, então, apoiou os produtores em toda as etapas da regularização dentro do Sirflor.